O que é Coaching?

| “Se não houver mudança, não há crescimento. Se não houver crescimento, não estamos verdadeiramente a viver” ~Gail Sheehy

O que é o Coaching?

O Coaching envolve uma parceria entre o coach e o cliente, num processo criativo e introspectivo que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

Segundo a ICF (International Coach Federation), o Coaching é uma relação permanentemente focada nos clientes e nos respectivos planos de acção, no sentido da realização das suas visões de futuro. Este processo recorre a uma metodologia de questionamento e de descoberta pessoal, de forma a gerar no cliente um nível superior de consciência e de responsabilização. Ao mesmo tempo, proporciona ao cliente uma estrutura de apoio e de feedback. Por outras palavras, o processo de Coaching ajuda o cliente a definir e a atingir os seus objectivos pessoais e profissionais com uma rapidez e facilidade que seriam pouco prováveis de outra forma.

Porquê o Coaching?

“Todos necessitamos de alguém que nos oriente – não existe eu sem ti, descobrimo-nos com o outro. Uma vida solitária é inviável, pois a dúvida invade-nos em múltiplas ocasiões e necessitamos de recorrer a alguém que nos faça ver as coisas com mais clareza – quer lhe chamemos coach, amigo confessor ou o que queiramos. A necessidade de sermos escutados, contrastarmos as nossas opiniões é tão primitiva como o homem. A escolha de um coach é imprescindível (… )” (Hernandez, 2003, p.25).

Este pequeno video define o coaching de uma forma muito simples:

Advertisements