Como Despertar o Teu Propósito de Vida?


Por Allan Sousa

Pessoalmente acredito que a vida pode ser vivida a 3 níveis: ao nível da sobrevivência, ao nível do sucesso e ao nível da vida com significado. Hoje queria escrever umas breves palavras sobre este último nível – viver com significado, ou seja, com um propósito maior.

Havia essencialmente duas perguntas que muitas vezes surgiam no meu pensamento: “O que quero fazer com a minha Vida?” e “Como posso contribuir para algo ou alguém?” Esta foi durante muitos anos uma pergunta que não tinha resposta que me fizesse sentir cheio de Energia. Será que percebem o que quero dizer?. Muitos são os que não conseguem responder às perguntas que referi anteriormente. Foi o que me aconteceu até há cerca de 3 anos atrás..

Gostava de partilhar contigo, algumas formas para despertares o teu propósito de vida. E lembra-te que descobrir o teu propósito de vida não tem de ser um bicho de 7 cabeças.

1. Ouve a tua voz interior. É preciso prática para ouvirmos os nossos desejos mais profundos. A nossa paixão encontra-se muitas vezes no nosso interior e se tivermos com atenção ela pergunta-nos em tom muito baixinho: “Lembraste do que é importante para ti? Sabes o que te faz verdadeiramente feliz? Considero fundamental voltarmos a reaprender a tomar atenção à nossa intuição – voz interior.
Sugestão: vai fazer uma caminhada na natureza sozinho e diz-me qual foi a tua experiência.

2. Decide que tipo de pessoa queres ser. Em vez de te focares no que queres fazer, concentra-te no tipo de pessoa que queres ser. Deixa que isso te guia nas tuas decisões.

A vida não se limita ao que podes ter mas sim ao que podes dar. Alguém perguntou sabiamente: “Que tipo de pessoa queres ser? Quando souberes quem queres ser, constrói a visão da vida que queres desenvolver para ti e para os outros.

3. Traz o coração naquilo que fazes. É necessário coragem para descobrires uma profissão que ames. Passar tempo a descobri-la é tempo que me parece muito bem gasto, pois pode fazer a diferença na tua vida e fazer-te reganhar energia e motivação.

4. Não te sintas arrependido. Se ainda não te sentes preparado para descobrir o teu propósito de vida, não te sintas culpado. Age hoje e agarra a vida com toda a força. Hoje é o tempo certo.

5. Dá o primeiro passo. O destino da tua vida não te vai ajudar, até ao momento que decidas saltar para fora da zona de conforto. Prepara-te para mudanças na tua vida e começa a tomar acção agora.

Mencionei algumas formas de despertar a descoberta da teu propósito de vida. Essencialmente para viveres desta maneira tens em primeiro lugar de saber o que realmente gostas de fazer. Quando procurares viver segundo as tuas paixões, verás que as portas se abrem e os recursos surgem como por magia.

Eis algumas perguntas que podes colocar a ti próprio:

– O que é que gosto de fazer nos meus tempos livres?
– Quais as tarefas que costumo fazer e para as quais me considero e/ou me consideram um especialista?
– O que consigo fazer durante horas , ficando com a sensação de que o tempo passou rapidamente?
– O que farias caso não precisasses de dinheiro?

Responde com toda a honestidade e sem preconceitos. Não te esqueças que o que está em jogo é a tua felicidade e não o que os outros possam pensar de ti. Se quiseres partilhar algo relativamente a este artigo será um prazer ler o teu comentário.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s